Monday, April 8, 2013

"De 10 em 10" - Lição 001

De 10 em 10

Lição 001

Pronúncia

Pronuncie cada transcrição (coluna do meio) como se estivesse lendo em português. Cada vez que um som diferente for introduzido existirá uma sessão de "observação" (Obs.:).

Obs.: Quando a letra "r" for escrita maiúscula "R", significa que o som é mais forte como o "j" em espanhol, em IPA o simbolo é esse "χ" (visite Wiki para ouvir o som).

Gramática

- A escrita é da direita para a esquerda;
- A sequência das frases é: Sujeito-Objeto-Verbo;
- Na frase "سلام، حال شما چطور است؟" a palavra "حال" [ral] deve ser pronunciada [ralê], por que na construção "حال شما" [ralê shomó] que significa sua saúde a palavra "حال" está no possessivo, por isso "-ê" é adicionado ao final da palavra. Como esse som é adicionado por uma vogal curta, geralmente não é escrita;
- O verbo "است" e o verbo "هستم" são conjugações do mesmo verbo "بودن" [budan] que significa ser ou estar, assim seus seus significados podem ser é/está e sou/estou respectivamente.

- Conjugação do verbo "بودن" (Este verbo é irregular, por isso a diferença entre a conjugação e o verbo no infinitivo):


Eu sou/estou هستم من
Você (informal) é/está هستی تو
Ele/Ela é/está هست/است او
Nós somos/estamos هستیم ما
Vocês / Você (formal) são/estão  é/está هستید شما
Eles/Elas são/estão هستند آنها




Nova Abordagem e Novo Perfil no Facebook

سلام

Como a maior parte dos contatos que tenho recebido são pelo Facebook, estou criando um novo perfil exclusivo para os interessados na língua persa. O perfil estará diretamente ligado a este blog, assim mais pessoas poderão ser beneficiadas.


Junto com o novo perfil, estou criando um novo meio de abordagem baseado em uma pesquisa científica que fiz com línguas e a quantidade de palavras necessárias para se aprender uma língua, assim como quais seriam as palavras mais importantes. Vamos deixar a parte da pesquisa para um outro dia e vamos direto ao método.
Se trata basicamente de se familiarizar, estudar e praticar um grupo de dez palavras. Cada novo grupo de palavras será apresentado com um texto utilizando tanto as palavras novas quanto as apresentadas anteriormente, o que facilitará a memorização e utilização do vocabulário. Ainda estão ponderando sobre o intervalo de tempo entre um grupo e outro, mas o primeiro será introduzido hoje!


De 10 em 10

O nome do método é "De 10 em 10", o nome é simples, eu sei, mas eu não quis "enfeitar o pavão" e perder tempo que eu poderia gastar publicando outras coisas. Enfim, como podem ver usei uma transcrição exclusiva para português para facilitar a pronúncia até que eu possa prover áudio ou vídeo para cada lição. E também vou publicar em imagem para favorecer aqueles que usam computadores sem suporte multilinguístico.


Bom, espero que gostem. Se encontrarem qualquer dificuldade de acesso, visualização ou compreensão me avisem assim que possível.

خدا حافظ 

Friday, April 5, 2013

Voltando a Ativa

سلام عزیزم، *


Queridos amigos, já faz algum tempo que não publico material em persa devido a uma combinação de "falta de tempo" (meu) e "falta de interesse" (dos leitores)... mas vejo que ultimamente muitas pessoas tem se interessado e enviado mensagens solicitando traduções e dicas sobre a língua. Pois bem, vou fazer um esforço extra nas próximas semanas antes de minha viagem (estarei fora por seis meses e não sei se vou ter tempo para publicar matérias durante esse período), mas vocês sempre podem contar com minha amiga Janaina Elias, que também publica material sobre cultura e língua persa.

Também fiquei surpreso em ver os votos que a língua persa recebeu no outro blog:


Bem, como podem ver "VOX POPULI VOX DEI", então tenho que honrar as solicitaçãos! :D

Jeff Netto / کریم


*"Olá meus queridos"