Friday, February 5, 2016

Como tudo começou....

Como tudo começou....

Quando eu era aluno da Universidade Brigham Young, em Utah, EUA, eu trabalhava no prédio do Centro Estudantil da universidade. Uma noite conversando com um amigo do trabalho falamos sobre as aulas que teríamos no semestre que estava para iniciar e quão difíceis seriam algumas das aulas; foi então que desabafei minha frustração com minhas aulas de árabe, que eram bem difíceis pelo fato de estudarmos DOIS dialetos (árabe moderno e árabe egípcio) ao mesmo tempo. Ele então me disse que havia se inscrito para fazer aulas de persa. Até então eu nunca havia ouvido falar sobre a língua ou qualquer coisa relacionada com ela.

Meu amigo serviu uma missão religiosa na Alemanha, em uma região onde haviam muitos iranianos, e com isso aprendeu um pouco da língua e dos costumes da Pérsia (Irã). Ele me explicou algumas coisas sobre a língua e disse que seria interessante fazer algo diferente do árabe para relaxar a mente antes de voltar aos estudos da língua; basicamente me desafiou a me inscrever nas aulas também. Eu aceitei e para minha surpresa a língua persa se mostrou tão rica quanto a língua árabe e com elementos históricos e culturais muito mais antigos do que eu esperava.

Meus queridos professores Mary e Hooshang Farahnakian
Acabei por estudar a língua por mais de três anos e participei de várias atividades de cultura persa, chegando a ser assistente dos professores de persa do departamento de línguas estrangeiras da universidade. Mas quanto mais aprendo sobre a língua e a cultura, mais sinto que não sei nada.

A língua persa, assim como a cultura associada à língua dão acesso a uma civilização riquíssima em historia e mistério! Fale a pena aprender.