Friday, July 23, 2010

O Alfabeto Persa

Introdução

O alfabeto persa, como dito anteriormente, consiste de 32 letras, sendo que 3 podem ser considerados vogais longas (por exercerem esta função freqüentemente). Existem outras 3 vogais curtas, mas estas não são consideradas letras e raramente figuram em publicações cotidianas.

Origem e Evolução
Embora tenha sua origem no alfabeto árabe, possui algumas características distintas de seu antecessor. A primeira é a existência de quatro novas letras: گ, ژ, چ, پ; A segunda característica é o fato de as letras ظ, ض, ز, ذ serem pronunciadas da mesma forma "z", enquanto em árabe, somente a letra "ز" produz este som (a não ser em alguns dialetos). E finalmente, a terceira é o modo de escrita, pois embora eu utilize a forma Naskh de escrita aqui no site, a forma mais comum de escrita em persa é a Nastaleeq. Estas formas de escrita vão ser tratadas mais a frente... mas para referência as figuras mostram exemplos de escritas Naskh and Nastaleeq respectivamente.


Escrita

Uma das características mais marcantes de línguas como o persa e o árabe é o modo como são escritas. Da direita para a esquerda, em um modo cursivo (a mão) único, que é o principal motivo da demora na publicação de livros nestas línguas.

Para uma total compreensão da língua é necessário familiarizar-se com as regras de escrita, principalmente formas, posições e interações entre as letras.

A tabela a baixo mostra cada uma das letras com sua variações e equivalentes em português:

---------------------------------------------------------------------------------------


































> > < < < < <
Equivalente em português Transcrição do nome Nome em persa Final Meio Inicial Isolada
(a)* alef الف ـا ـاـ اـ ا
b be بِ ـب ـبـ بـ ب
p pe پِ ـپ ـپـ پـ پ
t te تِ ـت ـتـ تـ ت
s se ثِ ـث ـثـ ثـ ث
dj jim جیم ـج ـجـ جـ ج
tch che چِ ـچ ـچـ چـ چ
(h)* he حِ ـح ـحـ حـ ح
(kh)* khe خِ ـخ ـخـ خـ خ
d dāl دال ـد ـدـ دـ د
z zāl ذال ـذ ـذـ ذـ ذ
r re رِ ـر ـرـ رـ ر
z ze زِ ـز ـزـ زـ ز
j zhe ژِ ـژ ـژـ ژـ ژ
s sin سین ـس ـسـ سـ س
ch shin شین ـش ـشـ شـ ش
s sād صاد ـص ـصـ صـ ص
z ضاد ـض ـضـ ضـ ض
t طا ـط ـطـ طـ ط
z ظا ـظ ـظـ ظـ ظ
a ain عین ـع ـعـ عـ ع
(q)* ghain غین ـغ ـغـ غـ غ
f fe فِ ـف ـفـ فـ ف
(q)* qāf قاف ـق ـقـ قـ ق
k kāf کاف ـک ـکـ کـ ک
g gāf گاف ـگ ـگـ گـ گ
l lam لام ـل ـلـ لـ ل
m mim میم ـم ـمـ مـ م
n nun نون ـن ـنـ نـ ن
v vāv واو ـو ـوـ وـ و
(h)* he هِ ـه ـهـ هـ ه
(y)* ye یِ ـی ـیـ یـ ی
---------------------------------------------------------------------------------------

Para uma tabela em cores , demonstrando as formas de conexão clique na figura abaixo.

*
(a) - Esta letra geralmente é pronunciada como "a", mas ele pode adquirir outros sons de acordo com a vogal curta que a acompanha (vamos ver este assunto em breve);

(h) - Não existe som equivalente a essa letra na língua portuguesa, para ter um exemplo assista os vídeos abaixo;

(kh) - Não existe som equivalente a essa letra na língua portuguesa, para ter um exemplo assista os vídeos abaixo;

(q) - Não existe som equivalente a essa letra na língua portuguesa, para ter um exemplo assista os vídeos abaixo;

(y) - Esta letra pode ser considerada uma "semi vogal", pois algumas vezes atuará com "i" e outras como "y".


Escrita Cursiva

Assim como boa compreensão das formas e interações entre as letras, é também necessário desenvolver uma boa técnica de escrita, para isso deve-se aprender como escrever sem retirar a caneta do papel antes de terminar a palavra (de acordo com professores árabes), as seguir você encontrará quatro seguimento que o ajudará a iniciar sua pratica de escrita.

[Obs.: Pensei que seria possível descrever o alfabeto em dois vídeos, porém tive que faze-lo em quatro vídeos.]

Para assistir diretamente no YOUTUBE em um "playlist" acesse: http://www.youtube.com/user/JNatAlkhimia#g/c/9C74EF82CD6582F4

Vídeo #1 - (ا - ب - پ - ت - ث - ج - چ - ح - خ )v





Vídeo #2 - (د - ذ - ر - ز - ژ - س - ش )v


Vídeo #3 - (ص - ض - ط - ظ - ع - غ - ف - ق )v


Vídeo #4 - (ک - گ - ل - م - ن - و - ه - ی )v




Atualizado em: 24 Jan 2011

29 comments:

  1. Salaam!
    Estou gostando muito do blog!
    muito legal a diferenciação entre os alfabetos árabe e persa!!
    minha sugestão: poderia haver um pequeno vocabulário a cada aula e tb acho importante reforçar a pronúncia de cada letra

    abraços

    ReplyDelete
  2. Obrigado pelo comentário, você pode conferir na próxima lição ( http://zendegiamast.blogspot.com/2010/07/combinacoes-de-letras.html ) que já estou inserindo um vocabulário ao final da lição. Enquanto à reforçar a pronúncia, vamos ter uma lição somente sobre pronúncia mas a frente, por enquanto estamos fazendo o básico da escrita, mas por favor mantenha os comentários, pois todas as idéias estão sendo colocadas em uma lista para que eu posso fazer novos vídeos baseados no que vocês precisam ou querer!!

    ReplyDelete
  3. Caso a fonte do site pareça pequena segure a tecla "CTRL" e aperte "+", isso fará com que o foco da página aumente, para voltar basta clicar "CTRL" e "-".

    ReplyDelete
  4. Boas,parabens por este projecto :)
    gostava de fazer uma tatuagem e utilizar a escrita persa sera que me podia ajudar pois nao sei onde encontrar uma fonte segura de traduçao .. :/ obrigado e mais uma vez parabens ! qualquer resposta pode enviar para claudiomiguelvaz7@hotmail.com

    ReplyDelete
  5. Muito boa apresentação do alfabeto persa! Agora é exercitar, visto que não é facil para quem está imerso na caligrafia ocidental...
    Um grande abraço e obrigada!
    Luciana.

    ReplyDelete
  6. Jeff Neto, você saberia traduzir do português para o persa? Preciso imediatamente disso e não achei ninguém na internet que o faça.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, meu nome é Amir, sou iraniano nato, naturalizado, moro há 20 anos no Brasil. Trabalho como tradutor intérprete e ministro aulas com o alfabeto persa ou latim. Meu contato é
      (11) 97257-0798.

      Delete
  7. ola, eu to procurando alguém que consiga traduzir do português para o persa"a maior batalha que eu travo é contra eu mesmo" é para uma tatuagem que eu quero fazer!obrigado

    ReplyDelete
  8. Eu gostaria de fazer uma tatuagem escrita em persa, usei o tradutor do google e um outro online, mas obtive grafia diferentes. A frase é "O segredo do amor é maior que o segredo da morte.", se tiver como, faça a grafia dela para mim.
    Obrigada!

    ReplyDelete
  9. Amei o site, sempre tive vontade de aprender um pouco de persa e nunca encontrei material. Parabéns pela inciativa!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Laryssa, agora você pode se conectar pelo Facebook, no perfil "Persa Só Pra Você", está diretamente ligado a este blog e vai trazer mais conteúdo também. Obrigado pelo comentário!

      Delete
  10. poderia traduzir algumas frases pra mim?

    ReplyDelete
  11. Olá Jeff Netto!
    Já existe alguma forma de conseguirmos traduzir a escrita ocidental da Língua Persa?
    Pois a escrita original existe tradutores, porém a maneira ocidental de se escrever em Farsi ainda não encontrei uma maneira.
    Obrigada e agradeço sua atenção.
    Anna Karla

    ReplyDelete
  12. Ops!
    Acabei de ler em uma de suas postagens que "Farsi" não significa "Língua Persa"...
    Obrigada por mais uma lição!
    Você também aborda a cultura Persa ou fala somente sobre a Língua?
    Obrigada e abraços!!
    Anna Karla

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, meu nome é Amir, sou iraniano nato, naturalizado, moro há 20 anos no Brasil. Trabalho como tradutor intérprete e ministro aulas com o alfabeto persa ou latim. Meu contato é (11) 97257-0798. Também tenho vasto conhecimento da cultura persa e outras do Oriente Médio.

      Delete
  13. Poderia traduzir a frase "amo como ama o amor" para mim por favor?? Estou querendo fazer uma tatuagem mais não confio muito no tradutor! Obrigadaaa

    ReplyDelete
  14. Olá Jeff Neto. Parabéns pela aula. gostei muito, tanto que gostaria de saber se há a possibilidade de serem postadas mais vídeos.
    Obrigada.

    ReplyDelete
  15. Boa noite gostei muito da sua aula gostaria de saber se pode traduzir um texto pra mim , estou querendo fazer uma tatuagem já faz dois anos e ainda não encontrei ninguém que sabia escrever persa muito obrigado.

    ReplyDelete
  16. Muito bom, o post, gostaria de falar que também tenho um blog que fala da cultura do Irã, país que usa a linguagem persa ou farsi. Abraços a todos e parabéns pelo blog.

    ReplyDelete
  17. Ha, esqueci de colocar o link
    http://colinasdoiran.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  18. Boa tarde, inicialmente parabéns pelo blog, gostei muito do que vi, achei bem interessante e bonita a escrita persa. Gostaria de saber se você poderia escrever dois nomes em persa para mim, Silvana e Mauro.

    ReplyDelete
  19. Boa tarde precisava muito ouvir a pronuncia correta de alguns nomes em persa. Alguem pode me indicar algum site q eu consiga?

    ReplyDelete
  20. Boa tarde precisava muito ouvir a pronuncia correta de alguns nomes em persa. Alguem pode me indicar algum site q eu consiga?

    ReplyDelete
  21. Muito Obrigado, você saberia me dizer me mostrar como se escreve a palavra REI e RAINHA em Persa antigo? Se poder me ajudar meu e-mail é luigylobo@hotmail.com

    ReplyDelete
  22. Oi, tudo bem? Eu e meus amigos queriamls muito aprender uma palavra em específico na língua persa, você poderia nos ajudar? Desde já agradeço, obrigada

    ReplyDelete
  23. Se eu mandasse uma frase em persa vc traduziria para mim

    ReplyDelete
  24. Olá, meu nome é Amir, sou iraniano nato, naturalizado, moro há 20 anos no Brasil. Trabalho como tradutor intérprete e ministro aulas com o alfabeto persa ou latim. Meu contato é
    (11) 97257-0798.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa tarde senhor Amir. Meu nome é Flávia Mesquita e sou artista plástica. Tenho a intenção de fazer um trabalho usando uma frase persa de RUMI e gostaria de saber quanto cobraria para fazer sua tradução. Aguardo seu retorno e agradeço.

      Delete