Thursday, July 22, 2010

Persa para os que falam português.

Este é o primeiro site sobre a língua persa que vai apresentar desde o alfabeto até pontos gramaticais, mas é claro que as lições viram aos poucos, conforme eu tiver tempo e solicitações, opr isso me mandem suas perguntas!


Um pouco da história da língua persa



Para os que não conhecem, Persa é a língua do Irã e países vizinhos. É uma das línguas mais antigas do planeta, e possui variantes como o Dari (usado no Afeganistão) e o Tajik (usado no Tadjiquistão), esse sendo escrito em cirílico (alfabeto russo).

A língua persa tem sua origem em um idioma mais antigo chamado Pahlavi (que evoluiu do persa antigo), com algumas influências de outras línguas também extintas como o
Avestão. A princípio a língua do povo persa se baseava no idioma usado nos livros religiosos (Avesta) do zoroastrismo que datam de 500 a.C.. Porém, com a invasão muçulmana o zoroastrismo foi quase que totalmente banido do Império Persa; foi neste momento também que o persa começou a ser escrito com o alfabeto árabe, levemente modificado para adaptar sons não existentes na língua árabe.

O centro do Império Persa era a província de Pars ou Fars, de onde se originou a palavra "Farsi" (فارسی), que é nome da língua em persa, enquanto o nome "persa" vem do grego "Persís", que é uma versão do nome original da região que em persa antigo era "Pārsā"
. O próprio nome "Farsi" (فارسی), demonstra a modificação com a entrada dos muçulmanos, os quais não possuem uma letra equivalente ao "p" na língua árabe.

Importância econômica

O Irã, embora tenha um governo extremamente censurador, que pune severamente os que vão contra os líderes, é um país com muitos recursos e exporta muitos produtos. O país não é visto com bons olhos pela maioria das nações do Hemisfério Norte, mas uma das duas embaixadas que possui está localizada em Portugal, e a outra no Brasil. Com isso fica clara a importância de existirem brasileiros ou portugueses que falem o persa.

Estrutura da língua

Embora o persa seja escrito com uma versão modificada do alfabeto árabe, a língua em si não compartilha da mesma estrutura que o árabe, ela pertence ao grupo de línguas indo-européias, ou seja, sua estrutura se assemelha mais à línguas como o alemão e o indiano (devanagari), do que ao árabe.

O alfabeto persa é composto de 32 letras, em sua maioria consoantes, o número exato de vogais é apresentado de modo diferente dependendo do ponto de vista dos autores de livros. Para todos os fins vamos considerar três vogais longas, mais três pequenos símbolos utilizados como vogais curtas. Mais detalhes serão dados adiante.

As frases são construídas ao padrão SUJEITO + PREDICADO + VERBO, enquanto que o português é construído em SUJEITO + VERBO + PREDICADO. Isso pode causar uma certa dificuldade no começo, mas logo se acostuma com a idéia.

Bem, é isso por enquanto, até a próxima.

Próximo tópico: O Alfabeto Persa

16 comments:

  1. Até que enfim um site rico com farto material. Sempre desejei aprender persa, mas não encontrava material em português. Parabéns pelo bom trabalho. Precisamos de iniciativas como esta.

    ReplyDelete
  2. Olá, meu nome é Fernando, gostaria de saber como escrevo em Persa os nomes do meu pai (José), mãe (Aparecida)e irmão (Fábio). Muito obrigado, achei muito bacana o Blog. Boa noite
    nando_aloha@hotmail.com

    ReplyDelete
  3. maravilhoso trabalho estou começando hoje espero ter uma base legal do idioma obrigado pela iniciativa e pelo trabalho

    ReplyDelete
  4. Também gostei! Achei muito didático até agora. Essa parte de estrutura gramatical é fundamental. Como encontro isso sobre outras línguas?

    ReplyDelete
  5. Gostei muito do conteúdo. Parabéns!

    ReplyDelete
  6. Meu nome é mohamad. Eu sou do irã. Agora eu estou aprender na UFLA. Eu vou ser feliz se eu puder ajudá-lo.
    Mohamadmirmehdi@yahoo.com

    ReplyDelete
  7. Olá, o meu nome é Ruth, adorei o seu blog. Sempre tive curiosidade na língua persa. Poderia enviar para o meu email os nomes Ruth e Yanick em persa por favor? O meu email é ruthcruzf5@gmail.com. Obrigada pela atenção

    ReplyDelete
  8. Estou imensamente agradecida por sua iniciativa e espero aprender enfim a língua da minha Terra Natal.
    A primeira frase que aprendi quandi fui ao Iran foi: Man ab mikham. (Eu quis dizer:Eu quero água.) Traduzindo ao pé da letra: Eu água quero. Achei estranhíssimo falar assim, mas como vc mesmo frisou, a gente acaba acostumando!
    Parabéns Jefferson! :)

    ReplyDelete
  9. estou a um tempão procurando onde aprender persa para brasileiros, obrigada pela iniciativa :)

    ReplyDelete
  10. Estou com muita vontade de aprender a falar a lingua persa

    ReplyDelete
  11. Ola, estou tentando aprender persa ha um ano , a minha pergunta é : como aprender farsi sem ser com o alfabeto persa. Ex:salaam e سلام

    ReplyDelete
  12. Olá, meu nome é Amir, sou iraniano nato, naturalizado, moro há 20 anos no Brasil. Trabalho como tradutor intérprete e ministro aulas com o alfabeto persa ou latim. Meu contato é
    (11) 97257-0798.

    ReplyDelete