Saturday, January 10, 2015

Palavra do dia "ذر"


Ouça o audio abaixo:

Palavra do Dia - O processo

Para começar o ano bem nossa "página irmã" no Facebook lançou o projeto "Palavra do Dia", publicando uma palavra nova em persa todos os dias. Mas não somente a palavra, como também sua pronúncia, exemplo de utilização, pronuncia da frase de exemplo e pequenas referências a pontos gramaticais usados na frase para uma compreensão mais completa.

A primeira semana foi basicamente o "teste piloto" do programa, no qual várias deficiências foram notadas. Como por exemplo posição das palavras na tela, como pode ser visto no exemplo abaixo:


O sistema de codificação (do computador) da língua persa é diferente da codificação da língua portuguesa, criando assim um conflito no posicionamento devido à codificação da internet forçar a posição de acordo com o primeiro caracter da linha, ou seja, se eu começar a linha em persa, não importa que o resto da linha esteja escrito em português, o navegador vai sempre assumir a posição persa (da direita para a esquerda).

Outros dois problemas comumente encontrados são de visualização do alfabeto persa, que em alguns aparelhos aparecem como quadros e em outros simplesmente não aparecem.

Para contornar esse problema foi decidido publicar as palavras em formato de imagem, o que não é modificado pela codificação dos navegadores.

O primeiro protótipo (que não foi publicado) foi esse:




O qual depois de várias horas de mudanças ainda não apresentava o material da maneira esperada. No dia seguinte então, com base nesse protótipo e outros atributos semelhantes a estrutura foi finalmente estabelecida:




O último problema a ser solucionado foi o do audio para as palavras e frases, que só pode ser corrigido através da utilização de videos publicados no Youtube. Verifique abaixo o resultado final:

http://zendegiamast.blogspot.kr/2015/01/palavra-do-dia_9.html


Fiquem a vontade para oferecer ideias e comentários.

خداحافظ

Friday, January 9, 2015

Palavra do Dia "و"

Primeira "Palavra do Dia"...


Ouça o audio abaixo: