Monday, April 8, 2013

"De 10 em 10" - Lição 001

De 10 em 10

Lição 001

Pronúncia

Pronuncie cada transcrição (coluna do meio) como se estivesse lendo em português. Cada vez que um som diferente for introduzido existirá uma sessão de "observação" (Obs.:).

Obs.: Quando a letra "r" for escrita maiúscula "R", significa que o som é mais forte como o "j" em espanhol, em IPA o simbolo é esse "χ" (visite Wiki para ouvir o som).

Gramática

- A escrita é da direita para a esquerda;
- A sequência das frases é: Sujeito-Objeto-Verbo;
- Na frase "سلام، حال شما چطور است؟" a palavra "حال" [ral] deve ser pronunciada [ralê], por que na construção "حال شما" [ralê shomó] que significa sua saúde a palavra "حال" está no possessivo, por isso "-ê" é adicionado ao final da palavra. Como esse som é adicionado por uma vogal curta, geralmente não é escrita;
- O verbo "است" e o verbo "هستم" são conjugações do mesmo verbo "بودن" [budan] que significa ser ou estar, assim seus seus significados podem ser é/está e sou/estou respectivamente.

- Conjugação do verbo "بودن" (Este verbo é irregular, por isso a diferença entre a conjugação e o verbo no infinitivo):


Eu sou/estou هستم من
Você (informal) é/está هستی تو
Ele/Ela é/está هست/است او
Nós somos/estamos هستیم ما
Vocês / Você (formal) são/estão  é/está هستید شما
Eles/Elas são/estão هستند آنها




6 comments:

  1. Parabéns pelo material.
    Por favor, volte a publicar mais amigo.
    Podemos montar um grupo de estudo da língua no Facebook!

    ReplyDelete
  2. سلام،
    وبلاگ خوبی دارید. برای من به عنوان یک ایرانی خیلی جالب بود. اگر علاقه مند باشید، لینک زیر مربوط به یک یک تالار گفتگو برای فارسی آموزان و فارسی زبانان است:
    http://www.persianlearning.com/
    البته این تالار تازه شروع به کار کرده.
    موفق باشید

    ReplyDelete
  3. Muito bom o Blog, estou conseguindo aprender bem.

    Só uma observação, as vezes as escritas em farsi ficam tão pequenas que não consigo ler, como por exemplo na sua tabela acima.

    ReplyDelete
  4. Eu gostaria muito de aprender Persa.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos !

    ReplyDelete
  5. Jefferson por favor lembre-se de transcrever com a letra latina também... Fica melhor, pelo menos inicialmente, para eu conseguir falar... Lembre-se do meu tempo escasso... rsrsrsr
    Kheili mamnoon jonam!! ;)

    ReplyDelete